terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Pais atuantes, melhor desempenho na escola

A participação da família, incentivada pelas Escolas Positivo, permite ao aluno a integração ao ambiente escolar, o que resulta em maior aproveitamento
Ao levar seus filhos pela mão até a portada escola, muitos pais sequer imaginam o quanto esse simples ato pode ajudar no desempenho escolar do estudante. Quando se envolvem, valorizando os projetos propostos pela instituição e acompanhando a aprendizagem da criança ou do adolescente, os pais fazem com que o aluno sinta-se integrado ao ambiente escolar, o que, consequentemente, reflete positivamente em seu rendimento.
 A afirmação é da professora Gilciane Baggio Ortolani, especialista em psicopedagogia e orientadora educacional das Escolas Positivo, unidade de Educação Básica do Grupo Positivo. “A educação é um processo de mudança do qual a família, primeiro meio social da criança, precisa fazer parte”, afirma. Segundo a especialista, no início da vida escolar, essa participação deve acontecer por meio do auxílio e da motivação no processo de estudo. Mas, com o passar do tempo, tanto os pais quanto a escola devem conduzir o estudante à autonomia e à responsabilidade. “Mesmo quando o aluno já for capaz de estudar por conta própria, o acompanhamento da família deve continuar presente”.
 Essa parceria entre família e escola permite a formação de indivíduos devidamente integrados à sociedade. Por isso, as Escolas Positivo desenvolvem, ao longo de todo o ano letivo, atividades e eventos nos quais a família é convidada a participar. Um exemplo é o Dia da família Solidária, que aconteceu em maio, na comemoração do Dia das Mães.
O evento foi composto por apresentações circenses, por meio das quais pais, mães, seus filhos e demais familiares vivenciaram um momento de união e solidariedade, já que a renda líquida foi revertida para a Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia - APACN. “É essencial que a família e a escola compartilhem dos mesmos valores e ideais. Assim, trabalhamos juntos para desenvolver em nossos alunos o espírito solidário, de união e cooperação”, afirma o professor Carlos Dorlass, diretor-geral das Escolas Positivo.
De acordo com o diretor, o Dia da Família Solidaria é uma nova proposta de comemoração do Dia das mães, que visa a contemplar o modelo contemporâneo de família, no qual pais, avós ou outros familiares podem assumir a função materna. “A escola deve ser capaz de perceber mudanças sociais, preparar-se e adaptar-se a elas. Apenas dessa maneira somos capazes de escolher cada um de nossos alunos, que vivem realidades distintas”, explica Dorlass.
Outras iniciativas solidárias das Escolas Positivo, que contam com a participação das famílias, são a Páscoa Solidária e o Arraiá Positivo, eventos em que são feitas arrecadações para instituições que necessitam de apoio. São realizadas ainda, anualmente, a Noite das Estrelas, a Noite da Lua, a Semana de Arte das Escolas Positivo –Posiarte– e a feira de ciências batizada de Mostra de Soluções para uma Vida Melhor. Nesses momentos, os pais são convidados a compartilhar conhecimentos e aprender com seus filhos. “O apoio e a participação dos pais, valorizando esse tipo de atividade, são fundamentais para o progresso do estudo”, conclui a professora Gilciane.
Fonte: A&E Atividades e Experiências – Editora Positivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário